SITe2024 - Seminário de Informática e Tecnologia 2024

Minicurso

Luiz Augusto Martins da Silva

Luiz Augusto Martins da Silva

Discente/Licenciatura em Computação - UENP

RPG com soft skills

  1. Introdução: 

 Para melhor compreensão do projeto é importante definir o que é um RPG de mesa. O "Role Playing Game" (RPG), ou Jogo de Interpretação de Personagens, é uma atividade onde os participantes assumem o papel de personagens em um cenário fictício. Com uma vasta gama de temas, desde fantasia até ficção científica. Esses jogos utilizam sistemas que requerem o uso de dados para calcular a probabilidade de sucesso ou falha das ações dos personagens. O papel do jogador é tomar decisões e interpretá-las dentro do jogo, promovendo uma experiência envolvente e educativa.

Pensando RPG se beneficia da capacidade lúdica dos “TTRPs” ou “RPGs” de mesa para além de ser uma atividade recreativa, ser também um fator agregador para o aprendizado do indivíduo, contribuindo principalmente para o cálculo mental rápido de baixa escala, o desenvolvimento criativo, o trabalho em equipe e o pensamento lógico e analítico. Será proposto portanto, uma atividade lúdica que além de  diversão promoverá também uma nova maneira de ensinar e aprender. 

O potencial educacional dos RPGs é significativo devido à sua abordagem subjetiva e imersiva que entretém e motiva o público alvo, comportando devido a sua gama de conteúdo, sistemas indicados para um público mais jovem até o público adulto, sendo assim um artefato de gamificação não digital, interativo e comunicacional.


2. Objetivos:

● Propor uma alternativa diferente que utilize de meios que estimulem de forma lúdica a comunicação e o aprendizado.

● Influenciar o público alvo que se pode aumentar conhecimentos na área educacional, através de jogos não digitais que desenvolvem a cognição envolvendo a interpretação, a fantasia, cálculos mentais, ficção científica, tomadas de decisões, a comunicação e a inclusão através do trabalho em equipe.

● Desenvolver um conteúdo distinto dos já propostos aos alunos da UENP, visando mudança na forma de pensar e agir.

● Trazer uma alternativa menos cansativa após a semana exaustiva do site, para encorajar e incentivar os alunos a participar nos próximos anos.

 

 3. Metodologia:

 No contexto do RPG, são utilizados sistemas que definem as regras do universo e orientam a forma como as ideias dos jogadores se desenvolvem, levando em consideração o cenário e as diversas propostas oferecidas. O sistema escolhido para esta atividade é o “Monstro da Semana”, que se inspira na investigação paranormal nos dias atuais. Este sistema é influenciado por mídias icônicas do gênero, como Scooby-Doo e Supernatural, proporcionando uma experiência imersiva e intrigante.

O “Monstro da Semana” utiliza um conjunto simples de regras baseadas em dados de seis lados. Os jogadores lançam esses dados para determinar acertos, falhas ou acertos críticos. Com base nos resultados dos dados, eles aplicam seus bônus e modificações, interpretando o cenário de acordo com o que obtiveram. Este sistema oferece uma abordagem acessível e envolvente para a criação e interpretação de histórias, promovendo uma experiência rica e dinâmica para todos os participantes.